Consumo regular de cerveja as artérias do coração esclerosam menos

Pessoas que usufruem regular, porém moderadamente de álcool, protegem seu coração contra a arteriosclerose. Isso comprova um novo estudo (*) da Holanda. É o primeiro estudo, que não apenas interpreta dados existentes, ma sim efetua estudos próprios e pesquisa a conexão entre consumo de álcool e arteriosclerose.

A equipe de pesquisadores ligada ao Dr. Rozemarijn Vliegenthart concentrou seu trabalho em pessoas idosas. Foram examinados 1.795 habitantes com mais de 65 anos de Roterdã, nos quais ainda não havia sido diagnosticada uma doença do coração. Foi feita uma tomografia computadorizada do coração de cada um dos participantes, através da qual o estado de saúde das artérias se torna visível. Se esses vasos estiverem esclerosados, aumenta o risco de um ataque cardíaco.

Simultaneamente os entrevistados foram perguntados sobre os seus hábitos de consumo. Mostrou-se um perfil típico da média da população desde os abstêmios totais até pessoas que bebem mais de dois drinques diariamente.

Nisso se destacou que o álcool age positivamente e de modo inequívoco sobre a circulação do sangue no coração. "Os melhores valores foram das pessoas que consumiram diariamente um a dois copos de bebida alcoólica. Neles o risco de haver esclerose dos vasos foi reduzido em 50 %", disse o Dr. Vliegenthart. O grupo mais ameaçado é o de abstêmios: eles representam a maior parte do grupo com esclerose avançada.

Quem bebe cerveja moderadamente, mas regularmente, faz bem ao seu coração.

Cerveja e diabetes
O consumo moderado de cerveja leva a um aumento da insulina e provoca com isso inclusive uma redução do nível de açúcar no sangue. Também o diabético não precisa renunciar à cerveja. Deve-se especialmente indicar para esse grupo-alvo as cervejas dietéticas, que pelo seu elevado grau de fermentação apresentam apenas 0,75% de carboidratos em comparação aos 3% de uma cerveja normal de baixa fermentação.

Cerveja e câncer
O consumo moderado, porém regular de cerveja não aumenta o risco de contrair câncer!
As causas para sofrer de câncer podem ser muito variadas. A alimentação tem grande importância nessa relação, assim como o fumo. Há estudos epidemiológicos de certas formas de câncer e sua relação com o álcool, como câncer da cavidade bucal, nasal e faringe, do esôfago, da laringe ou do fígado. Enquanto o álcool é consumido apenas em quantidades moderadas, não existe o aumento de risco de adoecer. Isso se modifica no entanto, no instante em que adicionalmente se fuma.

 

Certos componentes da cerveja (antioxidantes como fenóis, flavanóides etc), que em sua maioria se originam do lúpulo, possuem até mesmo uma ação protetora (preventiva) contra o câncer. As relações com esses efeitos estão sendo pesquisadas intensivamente no momento.

Cerveja e cálculos renais
Segundo o ditado popular “beber dois e largar três” que descreve de modo bem claro a ação diurética da cerveja. Enquanto que após o consumo de um litro de água excretamos em média 385 ml de urina, quando ingerimos um litro de cerveja, excretamos 1.012 ml – um efeito de enxágüe ideal para pacientes renais!

Fonte: DBB. Traduzido e adaptado por Matthias R. Reinold

 
Cervejaria Borck Ltda. | Rua Pomeranos, 1963 | Timbó.SC | Fone 47 3382.0587 | cervejaria@borck.com.br